Data Publicação: 22 de Abril de 2021

E-Agua_Post SCRUM_210417.png

Você Sabia?

 

Após o atentado de 11 de setembro de 2001, que infelizmente ocasionou as quedas das torres gêmeas do World Trade Center, a Comissão do 11 de Setembro liderou a principal investigação sobre as falhas que permitiram o ataque terrorista, sendo a principal causa encontrada a deficiência na integração de dados do FBI, motivada pela carência de sofisticação tecnológica.

 

Ocorre que diferentes escritórios do FBI tinham dados sobre suspeitos e sobre a alta quantidade de estrangeiros praticando aulas de voo, entretanto não foi possível conectar e analisar esses dados a tempo. Um plano de modernização que estava em andamento no FBI nunca entrou em funcionamento e estima-se que 170 milhões de dólares foram desperdiçados em 3 anos.

 

Em 2005, com o objetivo de acabar com esta deficiência, a agência anunciou o início do desenvolvimento de um novo programa, o Sentinel, que foi orçado em U$ 451 milhões e deveria entrar em operação em 2009, porém, em 2010 já haviam sido gastos mais de U$ 405 milhões e estimava-se que fossem necessários no mínimo mais 6 anos para a finalização do programa, além de mais de U$ 350 milhões de investimento.

 

Indignados com a situação, em março de 2010 Jeff J. Sutherland foi contratado pelo FBI para diagnosticar o porquê do atraso da entrega e encontrar soluções para otimização de tempo e recursos. O diagnóstico foi simples e constatou-se que o problema estava na maneira como os integrantes desse projeto trabalhavam. Assim, Jeff implementou o método Scrum de gestão e concluiu o sistema de integração de todo o FBI em apenas 20 meses com uma economia de aproximadamente U$ 320 milhões em relação ao previsto.

 

Este relato é apenas um exemplo em que se evidencia a importância de métodos eficientes de gestão para a otimização de tempo e investimentos. As equipes da E-Agua utilizam o método Scrum para gerenciamento dos projetos, pois prazo, qualidade e eficiência fazem parte da nossa cultura.

 

Fonte: SCRUM, A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo (Jeff Sutherland e J. J. Sutherland).